O que e o projeto Bestiaire:

Em 2004 o Ministério da Cultura patrocinou a ida à Ilhada Reunião, no Oceano Indico, para entabular conversações sobre a criação deuma Universidade Internacional de Multimídia , que afinal foi criada com aparticipação de instituições chinesas, canadenses, francesas, africanas,malgaxes, da Ilha da Reunião e também de brasileiras, através da UFF .

Não é preciso reforçar a importância de uma rede internacional voltada parao ensino e desenvolvimento da multimídia enquanto ferramenta de comunicaçãoe do audiovisual. Assim sendo, decidiu-se fazer como primeira atividadeconjunta um cd-rom interativo para crianças, sob o nome Bestiário. Trata-sede uma coletânea de seres imaginários de nossos países, voltados àdivulgação de nossas especificidades culturais.

Na UFF, no Departamento de Cinema e Vídeo , do IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social, não tendo tradição deprodução em multimídia, buscou o Instituto de Computação e criamosuma equipe de professores e alunos dispostos a partilhar experiências econhecimentos e participar do cd-rom. Assim, escolhemos as figuras do CobraNorato e do Saci Pererê e começamos a trabalhar (Depois de algumas discussoes eticas internacionais o personagem Saci foi vetado). Criamos inclusive um sítio (http://bestiaire.ic.uff.br) onde registramos uma espécie de diário detrabalho.

De 1° a 13 de maio se realiza, na Ilha da Reunião, um workshop para homogenizar os projetos e consolidar os laços entre as instituições participantes. Neste se verificam as especidades e deficiências de cada projeto, com grande intercâmbio de professores e alunos, assim como a gestão de cursos e novos projetos conjuntos. Nosso participação no workshop em 2006 foi atraves de video-conferencias, possiveis graças ao apoio da Embratel.

O Ministério da Cultura deve novamente patrocinar alguma fase do projetos. Tambem estamos abertos a patrocinios de entidades governamentais ou não. Os recursos nescessários são principalmente passagens de ida e volta e ajuda em diarias para os participantes do projeto poderem estar presentes as reunioes e workshops. A participação da UFF é um passo importante na articulação acadêmica de um projeto que pensa a técnica a serviço da integração cultural internacional, considerando e respeitando as especificidades regionais.

O curso de cinema da UFF, um dos mais importantes do país, vê aí a possibilidade de suamodernização e de sua inserção no circuito internacional das escolas quesomam tecnologia, conteúdo e inserção social.

Prof. Tunico Amancio
Responsável brasileiro pelo convênio e pelo projeto.
Dep. de Cinema
Universidade Federal Fluminense